Ágio pela soja de qualidade
2004-12-15
Os produtores de soja de algumas partes de Illinois e Indiana, nos Estados Unidos, estão sendo convidados a participar de um novo programa de marketing direto que pagará prêmios em dinheiro àqueles que produzirem soja de qualidade superior em 2005.
O Programa de Prêmios de Qualidade da Soja destina-se a estimular os produtores a atenderem à crescente demanda de soja com mais proteína e elevado teor de óleo. O prêmio está sendo patrocinado, entre outros, pelo Soybean Checkoff Board de Illinois, Archer Daniels Midland, Bunge Ltd. E Consolidates Grin and Barge.
Os fazendeiros americanos que optam pela produção de soja no âmbito deste programa entregarão o grão colhido a uma fábrica que também participa, na qual cada carregamento será testado individualmente a fim de apurar as características de qualidade. Os produtores ganharão prêmios de até 6 centavos para cada bushel, ou US$ 0,13 a saca (60 quilos), que atender aos níveis visados - que não forem divulgados - de proteína crua e teor de óleo de soja.
O programa se encerra em 1º de março de 2005. Não há restrições quanto à variedade cultivada, embora os produtores devam manter a integridade das variedades utilizadas. Os testes de qualidade realizados pela Associação Americana nos Produtos de Soja concluíram que a soja da safra de 2004 em Illinois apresentou um teor médio de proteína de 34,86% e de 18,92% de óleo vegetal. (Gazeta Mercantil 10/12)