Bayer premia trabalhos de estudantes da região do fumo
2004-12-15
Ocorreu ontem (14/12) na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) a cerimônia de premiação do concurso Preservação da Mata Ciliar no Rio Pardinho. Estudantes do ensino fundamental de instituições públicas de oito municípios da região participaram da promoção, uma iniciativa da Bayer CropScience, líder no segmento de proteção fitossanitária e biotecnologia. O presidente da empresa, Marc Reichardt, esteve presente ao evento, assim como o diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Gerhard Bohne.
O concurso integra o Projeto Águas, desenvolvido pela Bayer CropScience na região, em parceria com o Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo), a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a Unisc. Trata-se de uma iniciativa prática que visa a recuperação das margens e encostas do Rio Pardinho. Uma faixa de 200 metros de extensão por 30 metros de largura na propriedade de Ademir e Ivone Machado, no interior de Santa Cruz, foi reflorestada com espécies nativas e frutíferas.
Em outubro, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o local. A partir daí, confeccionaram quadros, maquetes e textos sobre preservação de corpos dágua e vegetação em propriedades rurais. Ontem, foram premiados 21 trabalhos, um deles com menção honrosa. As crianças receberam mochilas, estojos escolares completos, cadernos de capa dura e um globo mundi. Os professores e técnicos que auxiliaram os alunos nas atividades também foram contemplados com presentes, e cada uma das escolas participantes foi presenteada com um globo mundi em tamanho grande.
O presidente da Bayer CropScience, Marc Reichardt, explica que a empresa tem uma responsabilidade social com o meio ambiente, e que a melhor maneira de conscientizar é por meio das crianças. No Brasil, além do Projeto Águas, também presente no Estado de São Paulo, a companhia contribui com o programa Fome Zero, do governo federal, ajudando a desenvolver uma agricultura sustentável em assentamentos do Norte e do Nordeste do País. Esse trabalho é feito em parceria com a Agência Mandalla.
O coordenador do Projeto Águas, Marcelo Sant’Ana de Vasconcelos, conta que, para 2005, estão previstas visitas de agricultores à área reflorestada em Santa Cruz do Sul. Além disso, o programa será levado para o Estado de Goiás. (Gazeta do Sul, 15/12)