Emater define cronograma de implantação do programa florestal da Região Sul
2004-12-15
O Programa Florestal da Região Sul - projeto Emater/RS-Ascar/Votorantim dá seus primeiros passos práticos a partir do mês de janeiro, quando a Emater realiza a homologação dos produtores interessados, pequenos e médios produtores, até 300 hectares, que devem realizar a sua inscrição e informar a intenção de plantio. Os primeiros eucaliptos começam a ser plantados nos meses de julho a novembro de 2005 e devem atingir neste primeiro ano, entre 2,5 mil a três mil hectares em pequenas propriedades. Em sete anos, este número deve chegar a 40 mil hectares em 7,5 mil propriedades.
Ontem (13), durante todo o dia, técnicos da Emater/RS-Ascar de 27 municípios das regiões Zona Sul e Campanha estiveram reunidos em Pelotas, para nivelamento tecnológico do projeto da Votorantim com a realidade da região. No encontro foram discutidas técnicas de produção adequadas às características da região, de acordo com as condições ambientais e culturais das regiões Sul e Campanha. O diretor administrativo da Emater, Afonso Hamm, destaca que a Região Sul se caracteriza pela grande quantidade de pequenas propriedades e de agricultura familiar, entre dez e 40 hectares. Já a região da Campanha, está voltada à pecuária familiar, até 300 hectares. - Definimos o módulo mínimo que ficou em um hectare para agricultura familiar e média de cinco hectares por propriedade.-
Na segunda quinzena do mês de março, começa a capacitação dos técnicos da Emater e no início de abril, dos produtores. O treinamento se inicia com uma turma de 25 agricultores por quinzena e se estende até o mês de setembro. No mês de março, começam a ser feitas as visitas às propriedades para definir a vocação da propriedade e do produtor, quando serão organizadas as associações por localidade, na faixa média de dez quilômetros.(Diário Popular, 14/12)