Óleo é usado como combustível
2004-12-14
Entre os seus mais variados usos, o óleo de soja pode ser também uma alternativa de insumo para geração de energia. Além de ser matéria prima para fabricação de óleo refinado, margarina, gordura hidrogenada, entre outros, o derivado da oleaginosa pode colaborar para a produção de biodiesel como fonte de energia renovável.
Especialistas da indústria do esmagamento consideram que a oleaginosa tem escala necessária para aumentar rapidamente a oferta de óleo. Ademais, as processadoras do complexo nacional de soja estão distribuídas pela região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que coincidem com as áreas de maior consumo de óleo diesel no país.
A maior parte da capacidade instalada das industrializadoras de óleo de soja está localizada no Sul do Brasil. As unidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem por um volume de 3,31 milhões de toneladas de um total de 6,42 milhões de toneladas estimadas para 2006. O Centro-Oeste, onde está o maior potencial de expansão da cultura de soja do país, representa 1,89 milhão de toneladas, seguido do Sudeste, com 1,21 milhão de toneladas. O Brasil ainda apresenta capacidade ociosa de 1,02 milhão de toneladas.
Com o volume previsto para a safra de 2004/05 em mais de 6 milhões de toneladas, o Brasil é o segundo maior produtor de óleo de soja do mundo. O país está atrás dos Estado Unidos, que registram 8,36 milhões de toneladas, e à frente da China, com 4,97 milhões, e da Argentina, com 4,84 milhões. (GM, 13/12)