Blair e Bush buscam opção para Protocolo de Kyoto
2004-12-14
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, está tentando atrair os Estados Unidos para um novo tratado internacional de combate ao aquecimento da Terra, publicou o jornal The Times na edição de quinta-feira (09/12).
Segundo o jornal britânico, Blair havia conversado longamente com o presidente norte-americano, George W. Bush, a respeito de uma nova iniciativa que pudesse contornar as objeções feitas pelos EUA ao Protocolo de Kyoto, pacto que tenta conter a elevação das temperaturas do planeta com a redução dos seis gases causadores do efeito estufa em 5,2% até 2010.
O governo norte-americano não assinou o tratado de Kyoto, que entra em vigor no dia 16 de fevereiro depois de a Rússia tê-lo ratificado.
Blair fez do meio ambiente e da África suas principais questões para o próximo ano, quando a Grã-Bretanha assume a Presidência do G-8 (o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia). - Estamos dando a mais alta prioridade a isso, disse um membro do governo britânico ao jornal. -Há muito trabalho sendo realizado nos bastidores a respeito disso. De acordo com um porta-voz do premiê, as negociações do governo britânico com o norte-americano a respeito do meio ambiente não eram segredo. - Apesar de acreditarmos que Kyoto é muito importante, também reconhecemos que o Protocolo por si só não é suficiente para enfrentar a questão. Temos de avançar na área tecnológica ao mesmo tempo em que não devemos prejudicar o crescimento da economia mundial, acrescentou. O grupo ambientalista Greenpeace afirmou receber com satisfação qualquer esforço para convencer os EUA a aceitar a realidade das mudanças climáticas. (Gazeta do Povo/PR 10/12)