Ibama concede licenciamento para o início da produção na P-43
2004-12-13
O Ibama autorizou a Petrobras a começar a produzir 150 mil barris diários de petróleo na plataforma P-43, no Campo da Barracuda, na Bacia de Campos, o que permitirá elevar em 8% a produção nacional. A licença de operação libera a produção e o escoamento de óleo e gás, porém exige da empresa elaboração de um plano de emergência para acidentes e projetos de controle de poluição e de educação ambiental.
- Licenciar a P-43 é uma contribuição objetiva para o desenvolvimento do Brasil e busca a auto-suficiência em petróleo - disse o presidente do Ibama, Marcus Barros, após assinar a licença de operação.
O presidente do Ibama reconhece que a atividade é vital para a economia, mas gera impactos ambientais. Por isso, à medida em que se expande este tipo de exploração de petróleo, é necessário redobrar a cautela e a prevenção de acidentes no bioma marinho.
- Quero que o Brasil seja reconhecido como o mais importante produtor de petróleo e não manche o currículo como poluidor de águas profundas - disse Barros, destacando que o papel do Ibama é ser ágil, ético e competente no licenciamento de obras de grande impacto ambiental e estratégicas para o desenvolvimento do país. (Globo OnLine 10/12)