Vazamento de óleo em São Paulo não prejudicará fornecimento de água
2004-12-13
O vazamento de óleo que atingiu a represa Billings (sul da Grande São Paulo) na noite de quinta-feira (09) foi provocado pelo transbordamento de um tanque subterrâneo em um terreno desocupado. O tanque, cuja abertura superior fica no nível do solo, estava sem a tampa. Com a chuva, encheu de água e o óleo vazou.
De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), o vazamento não prejudicará o fornecimento de água para a população. A Billings é responsável pelo abastecimento de água de 1,2 milhão de moradores do ABC paulista.
A Cetesb informa que a mancha é de cerca de 400 metros por 3 metros. O órgão não precisou o volume de óleo que vazou, mas afirmou ser inferior a 500 litros. A limpeza deveria ser concluída no domingo (12).
De acordo com Edson Haddad, gerente do setor de operações de emergência da Cetesb, o terreno é de propriedade privada e não era utilizado para fins industriais. Ele disse ser difícil a fiscalização em casos como esse, que não exigem uma licença ambiental pois depende de denúncias. (FSP, 11/12)