Petrobras e Eletrobrás estudam construir termelétrica em Manaus
2004-12-13
Claudio de Souza
A Petrobras estuda construir uma termelétrica de até 720MW de capacidade instalada em parceria com a Eletrobrás em Manaus. Os investimentos no projeto seriam de US$ 450 milhões.. A informação é do diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, que não fixou prazo para quando a decisão deverá ser tomada e ressaltou que isso depende também da Eletrobrás.
O objetivo do projeto para a Petrobras seria ajudar a desenvolver o mercado de gás natural em Manaus, que dever receber o produto do campo de Urucu, na Amazônia, até 2006.Além disso, Sauer disse que a Petrobras aproveitaria parte das oito turbinas de termelétricas estocadas, que foram compradas para implementação do programa prioritário de termeletricidade criado na época do racionamento.
Segundo Sauer, o empreendimento usaria três turbinas. Outra vantagem é que a geração de eletricidade por gás é mais barata do que a de óleo combustível e diesel que atualmente é utilizada nas termoelétricas de Manaus. O pagamento por este combustível é subsidiado pelas tarifas de energia das outras regiões. (Globo OnLine 10/12)