Ibama controla incêndio que ameaçava o Taim
2004-12-13
Depois de uma semana de trabalho intenso, a equipe de incêndio do Ibama conseguiu controlar os focos das chamas que atingiram cerca de 250 hectares, no Banhado de Salis, na Estação Ecológica (Esec) do Taim. Devido ao vento na tarde de quinta-feira (09/12) havia a possibilidade de as chamas atingirem uma propriedade rural, próxima ao local afetado. A operação combate direto foi então retomada, segundo o coordenador da Brigada, o engenheiro agrônomo Amílton Fernandez.
De acordo com o fiscal do Ibama, Sérgio Antônio Mirapalheta, os principais focos foram controlados na quinta (09) à noite mas haveria plantão durante a noite. O local afetado fica ao sul da Lagoa Mangueira - zona de transição entre a lagoa e os campos, em direção à praia do Hermenegildo. Na tarde de quinta a preocupação de Fernandez era com a proximidade do fogo nas propriedades privadas da região.
Atuaram no local a Brigada de Incêndio da Unidade (contratada para atuar no verão), formada por 14 pessoas, agentes do Ibama e o Corpo de Bombeiros de Rio Grande. Não está descartada a possibilidade de que o incêndio tenha sido provocado. Fernandez adianta que após o rescaldo, a idéia é visitar as propriedades para averiguação dos fatos. (Diário Popular, 10/12)