Anuário Expressão de Ecologia destaca produção mais limpa
2004-12-09
Um número cada vez maior de indústrias está adotando os conceitos da Produção Mais Limpa. Ou seja: fazem mudanças profundas nos processos de produção e até nos produtos, com o objetivo de racionalizar o consumo de matéria-prima, energia e água e evitar a geração de resíduos. É o que mostra uma das reportagens do Anuário Expressão de Ecologia, recém-lançado pela editora catarinense Expressão.
Publicado anualmente, o Anuário de Ecologia apresenta os vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia. O Anuário traz também reportagens especiais sobre o lixo urbano, reciclagem, coleta de embalagens de agrotóxicos e a expansão da certificação florestal pelas normas do Forest Stewardship Council (FSC). A explosão dos programas e projetos voltados à educação ambiental de crianças e adultos, tanto nas empresas como nas instituições públicas e ONGs, é outro tema tratado na edição.
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92. Na época, multiplicavam-se as barreiras comerciais não-tarifárias que cobravam dos exportadores uma correta postura ambiental. Exemplo disso é que a Comunidade Européia oficializava o selo ecológico, sem o qual nenhum produto podia ser exportado para aquele cobiçado mercado. (Agência Estado 08/12)