Patrulha Ambiental encontra tonéis químicos em Montenegro
2004-12-09
A Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar de Montenegro, responsável pelo meio ambiente no Vale do Caí, esteve na tarde de terça-feira (07/12) na estrada que corta a comunidade de Campestre Santa Teresinha, na ligação com Arroio Bonito, no interior caiense. No local foram encontrados 48 tonéis e caixas com restos de produtos químicos. Foi apurado que os tonéis pertencem a uma catadora de material reciclado de Estância Velha.
Havia restos de tecidos e plásticos tingidos e envolvidos em produtos químicos, que exalavam um cheiro forte. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Donato Gossler encontrou os tonéis no final da tarde de segunda-feira, quando passava por ali. Com isso, entrou em contato com a Patram na manhã de terça-feira para ver o que poderia ser feito. - Conversei com moradores das redondezas e descobri que um caminhão de cor laranja foi quem descarregou os tonéis - salienta o secretário.
A Patram fez uma vistoria no local na tarde de ontem. - Trata-se de panos, tecidos e outros materiais com produtos químicos de tingimento e solventes, provavelmente provenientes de indústria calçadista ou de serigrafia - diz o sargento da patrulha ambiental, Almir Ferreira da Silva. Francisca Franco, 44 anos, que trabalha com reciclagem de lixo no bairro estanciense de Rincão dos Ilhéus, afirma ser proprietária do material. Ela assumiu ainda o compromisso de ir a Caí na manhã de hoje para acertar a destinação dos tonéis. Caso Francisca não retire o material e isole a área, a Patram pretende denunciá-la ao Ministério Público. (Jornal NH, 08/12)