Empresa recebe resíduos de óleo do litoral paranaense
2004-12-08
Os resíduos sólidos dos trabalhos de limpeza de óleo, no litoral do Paraná, estão sendo destinados à empresa Ambiental - Pesquisas e Projetos em Meio Ambiente -, com sede em Balsa Nova. Desde o último sábado (27/11) - quando a empresa iniciou os trabalhos de recolhimento - até esta quarta-feira (01/12), 169 toneladas de resíduos, distribuídas em mais de 1,4 mil sacolas - big bags - haviam sido recolhidas.
Cássio Cavalcanti, diretor da Ambiental, diz que no momento as barreiras de contenção e absorção de óleo correspondem, em média, a 70% de todo o material recebido. Também estão sendo recolhidos terra, areia e vegetais, coletados durante a limpeza das praias.
A Ambiental foi contratada pela empresa chilena armadora do navio, a Sociedad Naviera Ultragas, com o aval do Instituto Ambiental do Paraná - IAP - e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama. O contrato prevê desde a realização do transporte da carga ao armazenamento, processamento e destinação do produto final.
Na Ambiental os resíduos são separados de acordo com a classificação e necessidade. Em seguida passam pelo processamento adequado. Cavalcanti afirma que a empresa já está preparada para receber e tratar entre 200 a 300 toneladas por dia. — Esta capacidade pode ser aumentada de acordo com a necessidade, garante.
Líquidos
Nos próximos dias a Ambiental também começará a receber os resíduos líquidos - água e óleo - do acidente do navio Vicuña. Atualmente estes resíduos estão sendo armazenados em tanques da Petrobrás, próximos ao local onde aconteceu o acidente. (Ibama, 7/12)