Qualidade do ar volta a ser medida em Porto Alegre
2004-12-08
Voltará a operar até sexta-feira a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar mantida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em frente à Rodoviária de Porto Alegre. A garantia foi dada ontem pelo diretor-presidente da Fepam, Cláudio Dilda. A estação, instalada em um dos pontos mais críticos da Capital em termos de poluição do ar, está fora de operação desde o dia 2 de novembro, quando foram roubados cabos de fibra ótica que integravam seus circuitos. Agora, os novos equipamentos estão sendo calibrados, ou seja, ajustados para o funcionamento.
Dilda assinalou ainda que a câmara técnica responsável pela discussão da implantação do Plano de Controle de Poluição Veicular na cidade já encaminhou o resultado de seus trabalhos para a próxima reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Consema), que acontecerá no dia 17. Segundo ele, o plano prevê que a fiscalização da frota circulante, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), verifique não apenas as condições dos veículos, mas também a qualidade de funcionamento dos motores.
Quanto aos ônibus que realizam o transporte coletivo dentro da Capital e também entre ela e as outras cidades da região Metropolitana, a fiscalização seguirá permanentemente, mas deverá ser mais rigorosa. Atualmente, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) responde pela verificação do transporte coletivo municipal e a Metroplan pelo da região Metropolitana. - No caso da região Metropolitana e do transporte intermunicipal, o cenário verificado hoje não está dentro dos patamares que se deseja - admitiu Dilda. (CP, 9)