Incêndio próximo ao Taim ameaça estação ecológica
2004-12-08
Pelo menos 200 hectares dos 1,5 mil do Banhado do Salis, ao sul da Lagoa Mangueira, em Santa Vitória do Palmar (RS), estão sendo destruídos por um incêndio que começou na última quinta-feira. O fogo ameaça a Estação Ecológica do Taim, que fica a cem quilômetros dali. Cinco focos foram confirmados pelo Centro de Sensoriamento de Controle de Focos de Incêndios em Unidades de Conservação de Brasília (DF), na segunda-feira.
Técnicos do Ibama e integrantes do Corpo de Bombeiros do município foram ontem até o banhado, que liga a lagoa aos campos da Praia de Hermenegildo, para avaliar a dimensão do incêndio. De acordo com os bombeiros, a dificuldade é chegar aos pontos com os veículos disponíveis. A fumaça é visível desde a rodovia Santa Vitória do Palmar-Rio Grande (BR-471), distante 40 quilômetros.
- Só com um avião saberemos a extensão da área devastada e conseguiremos combater o fogo - avalia Amauri de Sena Motta, chefe da Estação Ecológica do Taim.
Segundo ele, a causa do incêndio, ainda sob investigação, pode ser criminosa. As equipes retornarão hoje ao banhado com o auxílio de 10 integrantes da Brigada de Incêndio da estação ecológica. Também haverá novas tentativas de combate direto ao fogo. Além da fauna aquática, capivaras e ratões-do-banhado, entre outros, correm riscos. Para se manterem a salvo, os animais fogem pelas lavouras de arroz.
- Nos campos, ficam ameaçados pelos caçadores. Teremos de aumentar a fiscalização - diz Motta. (ZH 08/12)