Sondagem indicará se há contaminação em vazamento
2004-12-08
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) começa esta semana um trabalho de sondagem na área da BR-101, em Penha, município de Paulo Lopes (SC) onde ocorreu, sábado (04/12), um vazamento de acrilonitrila, químico altamente tóxico. O produto começou a escorrer após acidente entre uma carreta que transportava a carga perigosa e uma cegonha que levava oito veículos para São Paulo. A colisão deixou a pista interditada por 15 horas em função dos riscos que o produto representa. Além de tóxico, é inflamável.
Apesar da gravidade não houve feridos. Ontem foi retirada parte do solo. Para garantir que não tenha ocorrido nehuma contaminação será realizado um trabalho de sondagem, onde o subsolo também será analisado.
A lei prevê que os gastos com a operação sejam pagos pelos responsáveis. Neste caso, estão envolvidos o transportador, o destinatário e o remetente da carga. Os custos das operações da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros também terão que ser ressarcidos. (Diário Catarinense, 07/12)