Governo Federal lança Programa de Biodiesel
2004-12-07
O governo lançou ontem (06/12) o Programa do Biodiesel, que pretende misturar 2% de óleo vegetal ao diesel do petróleo. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, a iniciativa criará emprego para 250 mil famílias de agricultores até 2006. Ele afirmou que 44 mil famílias no Nordeste deverão ser empregadas já em 2005 e um milhão de pessoas beneficiadas em todo o país em 2006. Rosseto estimou geração de renda anual de até R$ 3,5 mil por família.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou que o programa, inicialmente voltado à agricultura familiar, deverá atender à agroindústria no futuro. – A soja, daqui a um certo tempo, vai ter o mesmo privilégio que a cana, com dois mercados, disse, em reunião com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Conforme Lula, o biodiesel poderá ocupar o espaço do diesel convencional, permitindo que a Petrobras exporte o óleo e que sejam fabricados automóveis a diesel no Brasil.
A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, explicou que o programa privilegiará a produção de biodiesel de mamona ou de palma nas regiões Nordeste e Norte e em áreas de semi-árido de outras regiões. Os agricultores familiares dessas áreas terão isenção de PIS/Cofins e os produtores comerciais, redução de 32%. Nas demais regiões do país, apenas os agricultores familiares terão redução - definida em 68% - na contribuição. (CP,Central / ZH,19)