Grupo Carrefour declara apoio contra soja transgênica no Paraná
2004-12-07
O governador do Paraná, Roberto Requião recebeu no último sábado (4/12) representantes do Grupo Carrefour que vieram ao Paraná manifestar apoio pelas medidas adotadas contra a presença de soja transgênica no Estado. — Ficamos realmente felizes em saber que um governador de um Estado brasileiro adotou o mesmo princípio da precaução que nós adotamos na França.
— Viemos felicitar o governador Requião pelas medidas tomadas e trazer o apoio comercial do Grupo Carrefour, declarou Gilles Desbrosse, diretor de produtos frescos do Carrefour na França, acrescentando que o Carrefour adotou o princípio da precaução e, desde 1999, encontrou no Paraná a garantia de comprar produtos livres de transgênicos. Desbrosse explicou que, para o Grupo Carrefour, o princípio da precaução é primordial para todas as ações da rede. —Ainda não estão claros quais são os riscos dos organismos geneticamente modificados para a saúde humana e o meio ambiente. Pelo contrário, há provas de danos ambientais, salientou. Além disso, o diretor francês lembrou que, ao optar pela cultura de sementes transgênicas, o produtor perde a sua autonomia.
Para o governador Roberto Requião, a declaração de apoio do Carrefour demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo ao proibir a presença de organismos geneticamente modificados no Paraná. Requião propôs ao Grupo Carrefour que seja criado um selo para certificar os produtos que contenham elementos comprados no Paraná. — Nós estamos propondo uma soma da qualidade Carrefour com a qualidade Paraná. Nós damos garantia de rastreabilidade e da ausência absoluta de transgênicos no produto, explicou o governador. Para Olivier Kriegk, diretor científico da cooperativa Terrena, um dos principais fornecedores do Grupo Carrefour, a principal preocupação da cooperativa é o respeito pelos seus consumidores. — Para nós, está bastante claro que o consumidor francês não quer se alimentar com produtos transgênicos, constatou. Segundo ele, a luta contra os organismos geneticamente modificados está crescendo no mundo e para nós é extremamente importante estarmos unidos com aqueles que estão lutando do nosso lado, contra a cadeia da soja transgênica.