Ultrafertil doa equipamentos e veículos à Cetesb em função de TAC
2004-12-07
Em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em agosto deste ano, a Ultrafertil S.A., indústria de fertilizantes, localizada em Cubatão (SP), entregou sexta-feira (03/12), equipamentos e veículos à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A empresa deverá regularizar a situação ambiental de sua unidade de nitrato de amônio, uma de suas fontes de poluição atmosférica ainda não controladas. Foram doados quatro sistemas digitais portáteis para medição de pH, condutividade, salinidade, oxigênio e temperatura da água, três calculadoras científicas, 17 computadores, com os softwares e sistemas necessários, cinco impressoras, um aparelho de televisão, um videocassete, uma filmadora, duas máquinas fotográficas e dois telefones celulares. A Ultrafertil vai ainda entregar 13 automóveis Gol para as ações de fiscalização e controle ambiental em Cubatão.
Área de manguezal
O TAC assinado pela Ultrafertil, pela Cetesb e pelo Ministério Público, inclui a aquisição e a instalação de 10 mil metros de cerca de arame para a contenção de invasões em áreas de manguezal do município e uma série de compromissos que visam adequar as atividades da Ultrafertil às exigências de controle ambiental. Entre as obrigações fixadas no acordo estão o controle e a amostragem das emissões residuais da unidade de nitrato de amônio. A empresa recebeu prazo de oito meses para concluir os testes que vem realizando com novos equipamentos para controlar as emissões de partículas muito finas e de difícil controle. Para implantar e operar adequadamente o monitoramento contínuo de amônia e material particulado, com sinal online enviado para a agência de Cubatão da Cetesb, a Ultrafertil tem prazo de 32 meses, contados a partir da assinatura do TAC.
Águas contaminadas
Além disso, a empresa comprometeu-se a realizar e implementar estudo de análise de risco, após a devida aprovação pela agência ambiental, e manter sistema adequado para a disposição dos resíduos sólidos. A Ultrafertil deverá ainda assinar outro TAC para o controle, tratamento e destinação adequada das águas pluviais contaminadas na sua unidade de ácido fosfórico.