Ibama apreende 40 quilos de siri em Rio Grande
2004-12-03
Fiscais do escritório regional do Ibama de Rio Grande apreenderam na tarde de quarta-feira (01/12) 40 quilos de siri, que foram capturados com atividade de arrasto. A pesca de arrasto é proibida, uma vez que é predatória. Essa foi a principal infração. A apreensão aconteceu na região do bairro Bosque Silveira. Os crustáceos estavam na embarcação de um pescador, que atuava no Canal de Rio Grande.
Foram apreendidos ainda um caíco, a embarcação a motor, uma rede de arrasto e duas pranchas (apetrecho para firmar a rede no fundo do canal). Conforme o fiscal Paulo Martins, do Ibama, além de os crustáceos terem sido capturados com rede de arrasto, muitos tinham tamanho inferior a 12 centímetros, que é o mínimo permitido para captura. Os siris que estavam vivos seriam devolvidos às águas do canal e os mortos doados para projetos da Estação Marinha de Aquacultura (Ema) da Furg.
Os dois homens que estavam na embarcação foram notificados. O auto de infração será lavrado na manhã desta quinta-feira. O proprietário da embarcação deverá pagar uma multa no valor de R$ 2 mil e mais R$ 10 por quilo do crustáceo pescado, conforme determina a legislação. (Jornal Agora, 02/12)