Caxias testa mecanização da coleta de lixo
2004-12-03
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) está modernizando o sistema de coleta de lixo no Centro. Contêineres de plástico, com tampa e 1,2 mil litros de capacidade vão substituir as lixeiras metálicas atuais. O recolhimento do lixo será mecânico, com um equipamento adaptado nos caminhões de coleta. O novo sistema, além de mais higiênico, oferece maior segurança aos coletores e deve agilizar o trabalho de recolhimento do lixo, aposta o diretor-presidente da Codeca, Leonir Taufe. Os primeiros testes na área começaram quarta-feira (01/12), na Avenida Júlio de Castilhos, que recebeu 150 contêineres.
Tampadas, as novas lixeiras evitam o despejo do lixo nas ruas pelo rompimento dos sacos por animais ou vândalos. Já o recolhimento mecânico deve diminuir os índices de acidentes de trabalho com os coletores, freqüentemente machucados por cacos de vidro, instrumentos pérfuro-cortantes colocados nos sacos ou vitimados por lesões musculares por causa do peso do lixo. Uma média mensal de 20% dos funcionários da empresa se mantêm afastados por causa de acidentes de trabalho.
A mecanização, salienta o diretor, não vai acarretar na demissão de coletores. Será deles a função de posicionar o contêiner, que possui rodinhas para facilitar a movimentação, no engate do caminhão. O mesmo sistema de coleta está sendo usado na sede da Companhia Estadual de Abastecimento S/A (Ceasa), parques e praças. (O Pioneiro, 02/12)