Petrobras pode antecipar construção de refinaria
2004-12-02
Se o crescimento da demanda de combustíveis esperado para 2004 se repetir em 2005, a Petrobras deverá antecipar o projeto de construção da nova refinaria, cujo início da obra está previsto para 2007, no Planejamento Estratégico da estatal. A afirmação é do diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, que explicou que o crescimento da demanda de combustíveis em 2004 pode chegar a 4% em relação ao ano anterior.
O executivo ressaltou que a Petrobras esperava um aumento da demanda do consumo de combustíveis deste ano de 2,4% e que até agora a demanda já superou os 3,5%.
- Se em 2005 tivermos um crescimento maior da demanda, isso pode nos levar a antecipar o cronograma (da refinaria). O ano chave será 2005 - disse Costa, em palestra apresentada na Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), durante o evento Café com Energia.
O diretor da estatal explicou que a nova refinaria será voltada para a produção de combustíveis que têm apresentado maior crescimento na demanda, principalmente o diesel, que tem apresentado o nível mais alto de consumo. Costa lembrou que a demanda por óleo combustível vem caindo muito há alguns anos e que a gasolina também vem perdendo espaço no mercado. (Globo Online 01/12)