Costa do Sauípe (BA) vai processar lixo
2004-12-02
Todo o lixo orgânico produzido nos hotéis e pousadas da Costa do Sauípe vai passar a ser processado numa nova usina de adubo, localizada no município de Entre Rios, a aproximadamente 4km do complexo hoteleiro. Contando com investimentos de R$1,1 milhão, o empreendimento deverá processar diariamente em torno de oito toneladas de lixo.
Lançado pela Fundação Banco do Brasil, Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ) e Costa do Sauípe, a usina integra o Berimbau, programa social sustentável desenvolvido pelas três instituições. O presidente da Costa do Sauípe, Alexandre Zubaran, ressalta que, além de ser uma alternativa ambiental para o problema do armazenamento de resíduos na região, a usina contribui com a economia local, já que vai gerar cerca de 40 postos de trabalho diretos.
– A usina servirá de grande incentivo aos pequenos agricultores rurais, que aumentarão sua produção de frutas, verduras e hortaliças, com a aquisição do adubo produzido lá, disse. Segundo ele, durante o mês de dezembro, a usina, que demorou seis meses para ficar pronta, ainda estará em fase de ajuste dos equipamentos e dos processos. (Correio da Bahia, 01/12)