Biotecnologia florestal é tema de workshop
2004-12-02
Para propor soluções biotecnológicas ao desenvolvimento florestal na Região Sul do estado, foi realizado terça-feira (30/11), no auditório da Agência da Lagoa Mirim, o workshop Biotecnologia florestal. O evento promovido pela UFPel e Fundação Centro de Agronegócios (CenAg), teve o apoio da Ageflor, Caixa RS e de empresas do setor florestal, e serviu para aprofundar o debate sobre as possibilidades de crescimento dessa atividade econômica no estado.
A programação se iniciou com relato dos avanços obtidos pelo setor nos últimos anos e descrição das potencialidades, amplamente favoráveis à expansão da atividade florestal na região, com base na capacidade de absorção do mercado interno e das possibilidades de exportação. Atuaram como palestrantes os diretores da CenAg, Eduardo Osório, e da Ageflor, José Lauro de Quadros.
Quadros, que presidiu o antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), lembrou que a história do setor florestal brasileiro se embasou no sistema extrativista, que dizimou boa parte das reservas florestais do país. Ele considera exagerados os índices da Reserva Legal, estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, mas promissor o programa Floresta-Indústria RS, que será instituído brevemente no estado, pelo fato de aumentar a base florestal, atrair indústrias e modernizar as existentes. (Diário Popular, 01/12)