Prefeitura de Rio Grande corta árvores consideradas obstáculos no Aeroporto
2004-12-01
A prefeitura de Rio Grande conclui entre hoje e amanhã o corte de árvores (eucaliptos e pinus) consideradas obstáculos no Aeroporto devido à altura e à proximidade da pista de pouso. Com isso atende às exigências do Departamento de Aviação Civil (DAC) dentro do prazo estabelecido - 7 de dezembro - e evita o fechamento do local. A próxima vistoria é esperada para após a data-limite.
O prefeito Fábio Branco destacou que foram tomadas as devidas precauções para não causar prejuízos ao meio ambiente: — Tratamos de tudo, mantemos contato com o Ibama, Fepam e Furg; temos compromisso com o desenvolvimento do município e o Aeroporto é fundamental para que isso aconteça. Tomamos todas as precauções para a preservação do meio ambiente, com a mesma responsabilidade com que atuamos ao longo desses quatro anos, afirmou.
Embora tenha provocado a reação contrária de ambientalistas, o prefeito salientou que não se tratam de árvores nativas, mas exóticas. Conforme Branco, foi assumido com a Afurg o compromisso de plantar árvores nativas em substituição às que estão sendo derrubadas - figueiras, timbaúva, aroeira e frutíferas. Cerca de 50 figueiras nativas já foram plantadas no Campus da Furg este mês, como compensação ambiental. (Diário Popular, 30/11)