Fema fará atendimento a emergências ambientais em Mato Grosso
2004-12-01
Em função do crescente número de acidentes ambientais, envolvendo produtos químicos, ocorridos em Mato Grosso, a Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) firmou um contrato de consultoria técnica com a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, por intermédio do Setor de Operações de Emergência, para capacitação de técnicos no atendimento a essas ocorrências. O objetivo é de instalar uma central de atendimento de acidentes ambientais, semelhante à existente na sede da agência ambiental paulista.
No último domingo (28), os técnicos Marcos Antonio Lainha e Ânderson Pioli, do Setor de Operações de Emergência, chegaram à Cuiabá, onde permanecem até esta terça-feira (30). Doze técnicos da Diretoria de Infra-estrutura, Mineração e Indústria (Dimi) da Fema estarão envolvidos diretamente com o atendimento de acidentes ambientais.
À semelhança da central de atendimento instalada na Cetesb, a da Fema deverá atender a denúncias feitas por telefone, em regime de funcionamento ininterrupto, com recursos humanos capacitados e equipamentos adequados para os atendimentos emergenciais no Estado. Para isso, já foram adquiridos pela Fema, um furgão e uma caminhonete para o atendimento dos acidentes ambientais no Estado.
Foi criada também a Central de Atendimento a Acidentes Ambientais, na sede da Fema. Este setor será estruturado para atender aos acidentes, além de montar um banco de dados, com estatísticas sobre os acidentes ambientais, ocorridos no Estado. – Até então, não se tem, em Mato Grosso, nenhuma informação técnica e oficial sobre os acidentes ambientais. E nisso, seremos pioneiros, ressalta Nilma Silva Taques, responsável pela central da Fema. (Diário de Cuiabá, 30/11)