Brigada Ambiental flagra pesca ilegal durante Piracema
2004-11-29
Em fiscalização realizada nas proximidades da barragem de Bom Retiro do Sul, na última quarta-feira (24) à noite, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) flagrou 12 pescadores, embarcados em quatro caiaques, pescando em local proibido. Eles, que estavam com seis quilos de pintado, carretilhas, molinetes e linhas de mão, não respeitaram a distância de 1,5 quilômetro da construção que represa o Rio Taquari. Esta foi a primeira notificação desde que começou a temporada 2004/2005 da piracema na região.
Os infratores serão punidos pelo Ibama com multa que pode variar entre R$ 700 e R$ 100 mil. O caso também segue para o Ministério Público como crime ambiental. Eles poderão ser presos ou terão que prestar serviços à comunidade. Nenhum deles tinha habilitação para pescaria, o que agrava a pena.
De acordo com o sargento Anestor de Moura, responsável pelo BPA, os peixes foram doados a uma família carente do município, os materiais recolhidos ao posto do batalhão e os caiaques devem ser doados ou incinerados. (O Informativo, 26/11)