Criado parque que preserva lagoa em Búzios
2004-11-26
Cercada por construções irregulares e assoreada, a Lagoa de Geribá, em Búzios (RJ), foi transformada em parque municipal através de decreto assinado pelo prefeito Mirinho Braga, que deixa o cargo em janeiro. O principal objetivo do decreto é reverter o processo de degradação ambiental e preservar a faixa marginal de proteção da lagoa. O prefeito eleito de Búzios, Toninho Branco, disse que tem um projeto para a lagoa e que poderá revogar o decreto de Mirinho se ele não for aprovado por sua equipe de técnicos. Com 140 mil metros quadrados, o Parque Municipal de Geribá foi dividido em Zona Residencial e Zona de Recuperação Ambiental.
Intervenções só com aprovação da Serla
O decreto determina que quaisquer intervenções ou obras na área do parque devem ter a aprovação da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e da Secretaria municipal de Meio Ambiente:
— A intenção é proteger não só as margens da lagoa, como o espelho d água e várias espécies existentes no parque, disse Mirinho Braga.
O decreto é omisso em relação às obras já realizadas nas margens da lagoa, mas condiciona a aprovação de novos empreendimentos no parque e na sua região de influência às normas da Serla e ao plano de manejo da área de conservação.
— Com o parque, o município pretende estimular atividades de recreação, educação ambiental, turismo e pesquisa, explicou o prefeito. (O Globo 25/11)