Cidade de Deus fábricará biodiesel
2004-11-26
Lançada aos olhos do mundo, há dois anos, como uma comunidade violenta, a Cidade de Deus, tema de filme que teve quatro indicações para o Oscar, quer mudar de cena. Na Expo Brasil Desenvolvimento Local, um dos mais importantes eventos de responsabilidade social do país, que está acontecendo em Olinda, no Centro de Convenções de Pernambuco, a apresentação dos projetos desenvolvidos na favela de Jacarepaguá, na tarde do dia 24, foi uma das que mais chamaram a atenção dos participantes.
No início do ano que vem, a favela carioca vai inaugurar o projeto pioneiro de instalação de uma fábrica de biodiesel, para transformar e reutilizar o óleo de soja.
— Será a primeira usina do gênero em área urbana e vai gerar empregos. O projeto tem, inclusive, apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia — disse o presidente do Comitê Comunitário da Cidade de Deus, Carlos Alberto Oliveira.
A usina terá capacidade de produzir, inicialmente, cinco mil litros de óleo por dia, que serão vendidos a empresas de ônibus. A matéria-prima, o óleo de soja, será recolhida pelos futuros funcionários em restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro. (O Globo 25/11)