AIEA confirma acordo com o Brasil sobre inspeções em Resende
2004-11-26
O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, anunciou ontem (25/11) em Viena que o organismo chegou a um acordo com o Brasil sobre a inspeção da fábrica de enriquecimento de urânio em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
- Chegamos a um acordo de princípios com o governo do Brasil para verificar as salvaguardas da instalação de enriquecimento de Resende, disse o executivo da AIEA antes do começo da uma reunião da Junta de Governadores do organismo, na capital austríaca.
O ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, havia adiantado que a AIEA teria autorizado o seu país a enriquecer urânio mas acrescentou que ainda restava concluir as inspeções conjuntas com o organismo sobre as medidas de segurança na fábrica.
- O acordo nos dará a possibilidade de fazer uma inspeção confiável e ao mesmo tempo levar em conta as necessidades comerciais dos brasileiros de proteger sua tecnologia. O acordo foi fechado em princípio e espero que seja confirmado nas próximas semanas, concluiu o principal responsável da AIEA, a agência da ONU encarregada de garantir a segurança nuclear no mundo.
Campos afirmou ontem que, com a aprovação da AIEA, a fábrica do município de Resende enriquecerá pequenas quantidades de urânio.
A pequena produção deve durar entre seis e oito meses, período no qual serão feitos os ajustes finais para que a indústria possa produzir mais urânio, que será destinado às usinas nucleares de Angra I e II. (JB Online 25/11)