Rio Jacuí tem mancha de óleo
2004-11-25
Uma mancha de óleo combustível foi encontrada ontem (24/11) no rio Jacuí, próximo às cidades de São Jerônimo e General Câmara (RS). O Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar trabalhou para que o material não atingisse a região do Delta do Jacuí, ocasionando grave problema ambiental. Foram colocadas bóias de contenção com cerca de um metro de profundidade para evitar que o material se espalhasse. Como a mancha estava justamente no canal com maior correnteza e fluxo de embarcações, acabou se dispersando em partes menores, prejudicando o trabalho de absorção. O comandante da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental, major Florivaldo Pereira Damasceno, afirmou que será difícil recolher totalmente o material.
Damasceno acredita que o óleo tenha sido derramado de alguma embarcação que realizou limpeza nos porões ou na casa de máquinas. Existem ainda suspeitas de que o óleo tenha vazado de algum barco atracado em General Câmara. Outra dificuldade para a absorção é o material orgânico que está se juntando ao produto e criando espuma.
O Batalhão Ambiental e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estão tentando identificar qual foi a origem do derramamento. Vilson Dutra, integrante do Serviço de Emergência da Fepam, calcula que cerca de 700 litros do óleo tenham sido despejados nas águas do rio Jacuí. Três embarcações e dez homens do Batalhão Ambiental trabalharam na remoção do óleo até a metade da noite de ontem. (CP, 8)