Mancha de óleo aparece no Rio Jacuí
2004-11-25
Uma mancha de óleo diesel com mais de 400 metros de extensão ao longo do Rio Jacuí surpreendeu ontem moradores de São Jerônimo e General Câmara, na Região Carbonífera. Homens do batalhão ambiental de São Jerônimo foram até o local afetado, nas proximidades da ponte para General Câmara e da chamada praia da Cachoeirinha, no início da tarde de ontem. Verificaram que uma mancha de óleo diesel de aproximadamente dois milímetros de espessura cobria quase meio quilômetro de água.
Os policiais percorreram as margens do rio em busca da provável origem do diesel, mas não encontraram rastros do material ou testemunhas que tivessem presenciado o momento em que o poluente foi derramado. A hipótese mais provável, conforme o soldado André Nogueira, é que o crime ambiental tenha sido provocado por um barco de passagem.
A Fepam avalia que, como se trata de uma área extensa e de correnteza, os danos ambientais não devem ser grandes. Calcula-se que entre 500 e mil litros de diesel tenham sido despejados. Conforme a BM, há cerca de cinco anos um barco lançou óleo diesel nas águas do Jacuí, mas acabou sendo identificado. (ZH, 52)