Biografia de Lutz é destaque em noite de lançamentos da Agroecologia
2004-11-25
A programação cultural do 2º Congresso Brasileiro de Agroecologia, 6º Seminário Estadual e 5º Seminário Internacional sobre Agroecologia foi marcada na noite de terca-feira (23/11) pelo lançamento de publicações ambientais. A principal delas foi Sinfonia Inacabada, a biografia completa de José Lutzenberger, o maior nome do ambientalismo brasileiro. Escrito pela jornalista Líliam Dreyer, o livro, teve durante o evento na PUC/RS o seu relançamento. Entre outras coisas, a obra conta o processo que levou Lutz a abandonar um confortável cargo executivo na BASF da Alemanha, para se transformar em líder internacional do ativismo ambiental.
Agricultura tradicional
A britânica The Ecologist, aproveitou o evento para apresentar mais uma edicao em português. Sob o título Agricultura Tradicional: o caminho, ela aborda como o saber tradicional e a forma de cultivo desenvolvida há milênios pelas populações tradicionais mostram o melhor caminho para enfrentar a mudança climática.
Agroecologia viável
Na mesma ocasiao foi lançada a primeira edição da revista Agriculturas: experiências em agroecologia, organizado pela Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, do Rio de Janeiro. O objetivo é evidenciar a viabilidade da agroecologia. A revista corresponde à edição brasileira do LEISA, um periódico trimestral, publicado desde o início dos anos 1980 pela Fundação ILEIA, e que procura dar visibilidade a experiências em Agroecologia desenvolvidas em diferentes países do mundo.
Limites ecológicos
A edição número 29 da Revista Ciência & Ambiente foi outra publicacao apresentada. Ela é dedicada à análise das possibilidades e limites da Agroecologia, abordando questões como:
— o seu atual estágio de desenvolvimento técnico-científico;
— o grau de sensibilização, envolvimento e assimilação de seus processos pelas comunidades rurais, o cruzamento de saberes científicos e tradicionais;
— os arranjos de cunho sistêmico que englobam florestas, pecuária e cultivos agrícolas;
— e a análise das políticas públicas orientadas para atender às novas demandas agroecológicas.
Documentos do evento
Completando os lançamentos, está o livro que reúne as apresentações de palestras e painelistas de edição passada do evento, cujo tema central foi Agroecologia: Conquistando a Soberania Alimentar. O livro, organizado pelos doutores em Agroecologia, João Antônio Costabeber e João Carlos Canuto, foi composto e impresso, neste ano, na Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura Familiar e Instituto Ibero-Americano de Cooperação para a Agricultura.