Projetos Nacionais para a destinação do lixo são apresentados em SP
2004-11-25
São Paulo está abrigando o maior fórum sobre a destinação de resíduos sólidos do país. Trabalhos técnicos, experiências e estudos de casos de todo o Brasil sobre o assunto estão sendo apresentados durante o VII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos – Projetos Sócio-Econômicos desde segunda-feira (22/11). O seminário, promovido pela ABES, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, irá reunir 28 estudos de caso de entidades, empresas públicas e privadas sobre a destinação do lixo, em suas diversas esferas: social, ambiental e econômica.
Ecologia e cidadania
Os apresentadores vão desde de catadores de recicláveis que viram suas vidas mudarem com projetos de desenvolvimento sustentado a estudantes e reconhecidos profissionais do setor. Uma das experiências apresentadas é o caso da catadora de recicláveis, Maria Alice, que além de mudar a sua vida, também trabalha para mudar toda uma comunidade. A catadora alfabetiza, hoje, 63 catadores que como ela, trabalham na catação do lixo de Aurá, uma área localizada a 16 Km de Belém. Mãe de três filhos, ela que trabalha há nove anos no lixo, vislumbrou novos horizontes para sua vida, com a oportunidade concedida pela prefeitura, com o Projeto de Desenvolvimento Humano das Comunidades do Aurá.
Conscientização pelo lixo
Outro importante projeto desenvolvido com a proposta de promover a Educação Ambiental, vem de Uberaba, Minas Gerais. O projeto Lixo Mania instituído em 1993, trabalha conjuntamente três questões: meio ambiente, educação e geração de renda, por meio da confecção de produtos a partir de material reciclado, reaproveitado ou reutilizado, além da promoção de oficinas, cursos e palestras, visando a conscientização sobre a importância do crescimento sustentado. Durante o seminário será apresentada ainda experiências de Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo (capital), Piracicaba, São Carlos, Santos, Barueri, Guarulhos, Santo André, São José do Rio Preto, Guaratinguetá, Salto, São Bernardo do Campo, entre outros.