Ibama apreende 14 toneladas de sementes de açaí
2004-11-24
O Ibama apreendeu ontem, no posto do “Trevo do Lagarto”, em Várzea Grande, 14 toneladas de sementes de açaí, fruta típica da Amazônia. O carregamento vinha de Porto Velho (RO) e deveria ser entregue na cidade de Campina Grande, em Minas Gerais.
A carga estava irregular porque o motorista responsável pelo transporte não apresentou a autorização especial exigida para circulação de produtos amazônicos, prevista no artigo 25 da lei 9605/98. No caso da Amazônia, a ausência desse documento pode constituir em crime de biopirataria.
A informação do motorista de que as sementes seriam usadas na confecção de artesanatos não convenceu os fiscais do Ibama. O órgão agora investiga a suspeita de que o carregamento de açaí seria utilizado para plantio em outros estados ou mesmo levado para outros países.
No ato da apreensão, o motorista contou que essa era a terceira carga de sementes de açaí que ele levava para Minas. Mas apreensão é a primeira feita em Mato Grosso, conforme a chefia de fiscalização do Ibama. Os dois homens que estavam no caminhão foram liderados horas depois e o veículo colocado sob a responsabilidade de um deles como depositário fiel. (Diário de Cuiabá 23/11)