Cientistas defendem Projeto da Biossegurança
2004-11-24
Cerca de 15 cientistas ligados à Sociedade Brasileira de Melhoramentos de Plantas fizeram ontem (23/11) na Câmara, um ato público de apoio ao texto do Projeto de Lei de Biossegurança (PL 2401/03, do Poder Executivo) aprovado na Comissão Especial da Câmara. Os pesquisadores vestiam jalecos brancos estampados com a frase Liberdade e autonomia para a Ciência.
De acordo com cientista Ernesto Paterniani, professor da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciências, o objetivo principal da manifestação foi esclarecer a situação desconfortável que o Brasil enfrenta.
Segundo ele, o País é mundialmente conhecido como produtor de plantas transgênicas e a legislação brasileira não é compatível com a realidade vivida pelos agricultores. Os cientistas acreditam que o cultivo de transgênicos só traz benefícios para o agricultor - que diminui os gastos com as plantações - e para o meio ambiente, devido à redução dos agroquímicos. Eles afirmam também que tanto o agricultor quanto a sociedade devem ter o direito de escolher a respeito da utilização e consumo de transgênicos.
Os manifestantes alegam que aqueles que criticam os transgênicos desconhecem a tecnologia, que, segundo eles, não apresenta riscos à saúde e ao meio ambiente.