Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental vai incluir estudantes de Comunicação em 2005
2004-11-23
A realização de contatos, ainda em 2004, com as universidades gaúchas, para proceder a abertura do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental aos estudantes de Comunicação Social, foi anunciada no sábado (22/11), na sede da Associação Riograndense de Imprensa, pelo diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler. Segundo Claudio Dilda, o objetivo é estender para estudantes de Jornalismo a participação com trabalhos publicados em órgãos laboratoriais dos respectivos cursos. O comunicado foi feito durante a solenidade de entrega dos certificados de premiação da primeira edição do Prêmio Fepam, concurso realizado em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa, Núcleo de Ecojornalistas e Sindicato dos Jornalistas do RS. Estas instituições estiveram representadas, respectivamente, pelo presidente da ARI, Ercy Torma, pelo coordenador do NEJ, Juarez Tosi, e pelo diretor do Sindicato, Marco Antonio Chagas.
Entre os presentes ao ato, realizado no Salão Nobre Hipólito José da Costa, na sede da ARI, incluem-se a presidente da ABES/RS, Maria Lucia Coelho, e representante da Fundação Gaia, Alexandre de Freitas. Maria Luiz Roessler, neta do Patrono da Fepam, Henrique Luiz Roessler, não pôde participar em virtude de campanha preservacionista que estava realizando em sua cidade, São Leopoldo, mas registrou, por telefone, sua satisfação pela ação da imprensa na veiculação de produção jornalística sobre a a questão ambiental.
PREMIADOS
– No Prêmio Henrique Luiz Roessler por Contribuição Especial à Defesa do Meio Ambiente foram destacados o II Fórum Internacional das Águas, a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais e a jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff. Já no Prêmio Fepam os vencedores foram os jornalistas Carlos Dominguez (Diário de Santa Maria), em texto; Ricardo Duarte (Zero Hora), em fotografia; Jocimar Farina (Rádio Gaúcha), em radiojornalismo; Nilton Schüller (Televisão Educativa), em telejornalismo, e Carlos Matsubara e equipe (saite www.ambienteja.com.br) em webjornalismo. (EcoAgência, 22/11)