Terremotos causam temor e danos materiais na Costa Rica
2004-11-21
O forte tremor que sacudiu a Costa Rica na madrugada de sábado (20/11) e as mais de 80 réplicas registradas nas horas seguintes causaram temor na população e diversos danos materiais, especialmente na zona próxima ao epicentro. O terremoto principal, de 6,2 graus de intensidade na escala Richter, segundo o último relatório do Observatório Vulcanológico e Sismológico (Ovsicori), aconteceu às 02.07 hora local (06.07 no horário de Brasília), dez quilômetros ao nordeste da comunidade costeira de Quepos, no Pacífico Central. A maioria das réplicas tiveram magnitudes de 3 a 4,5 graus na escala Richter, segundo o Ovsicori. No Pacífico Central, a Comissão Nacional de Emergências (CNE) declarou um Alerta Amarelo, informou Alexander Solís, integrante da entidade.
Com o Alerta Amarelo são ativados os comitês de emergências locais e mobilizados os recursos para garantir uma resposta mais rápida a qualquer eventualidade, explicou o técnico do CNE. Segundo Solís, na zona próxima ao epicentro duas escolas foram afetadas, houve danos parciais no teto hospital de Quepos e graves danos na clínica de Parrita, centros que atenderam um grande fluxo de pessoas com problemas nervosos por causa dos freqüentes tremores.
Um dos abalos mais fortes no litoral pacífico ocorreu por volta das 06.00 hora local (10.00 em Brasília), com uma magnitude de 4 graus na escala Richter.
Nessa e em outras zonas do país, os habitantes informaram que casas foram danificadas, houve cortes nos serviços de água e eletricidade, postes caíram, e estradas ficaram com rachaduras e buracos. O sismo ocorreu durante a XIV Cúpula Ibero-Americana, que reúne na Costa Rica os Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Espanha e Portugal. O diretor da polícia, Walter Navarro, confirmou que no hotel sede da Cúpula a situação foi de total calma, e que a atividade dos governantes e das delegações continua com total normalidade. Navarro afirmou que foi feita uma revisão do sistema elétrico, dos encanamentos e da infra-estrutura do hotel sede da cúpula, e que tudo se encontra em perfeito estado. — O hotel não sofreu nenhum dano. Os presidentes se encontram tranqüilos em seus quartos, afirmou. A Cruz Vermelha confirmou que o tremor causou indiretamente quatro mortes, três delas por infarto, e a quarta por um acidente na estrada. (EFE 20/11)