Questões ambientais do RS serão avaliadas na Confema 2004
2004-11-19
No próximo domingo, dia 21 de novembro, será realizada a Conferência Estadual do Meio Ambiente – Confema 2004. O evento acontecerá no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, das 8h30min às 17h30min, aberta a todos interessados. As inscrições gratuitas serão feitas no local. A realização é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Fórum de Coredes, Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas, Assembléia Legislativa, Fepam e Fundação Zoobotânica do RS. A Unesco, UERGS e Companhia Zaffari apóiam a Conferência.
Consolidar gestão
O objetivo da Confema 2004, aproveitando as comemorações do Ano Estadual das Águas, é buscar a consolidação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos como o instrumento moderno para a gestão ambiental. Com o tema Gestão das Águas: o futuro você faz hoje a Confema realizou oito encontros preparatórios no Estado, entre agosto e novembro, onde foram discutidas e votadas questões ambientais do Rio Grande do Sul que resultaram em moções e proposições que solicitam soluções para as problemáticas apontadas. Na plenária final da Confema 2004, serão apresentadas as 45 moções formuladas para depois serem encaminhadas aos órgãos competentes. As proposições somam 83 e serão apreciadas pelos participantes para posterior implantação das medidas solicitadas. Depois do evento, as proposições serão publicadas no Caderno de Resoluções da Confema 2004.
Palestra especializada
A Conferência contará com a palestra Águas subterrâneas: diretrizes para usos e gestão que será proferida pelo professor Henrique Fensterseifer. Ele é mestre em geociências, professor de geologia na Univates, em Lajeado, e pesquisador no programa Antártico-brasileiro (PROANTAR). Fensterseifer também é doutorando em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade De Leon/Espanha e a sua palestra objetivará especialmente divulgar o conhecimento geológico relacionado à formação dos principais aqüíferos existentes no Rio Grande do Sul, destacando o Aqüífero Guarani e o Sistema Fraturado da Serra Geral. O secretário estadual do Meio Ambiente, Adilson Troca, estará na abertura da Confema. Também deverá estar presente o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, representando a ministra Marina Silva.