Fepam apresenta destaques ambientais de 2004 em Comunicação Social
2004-11-18
Um evento – o II Fórum Internacional das Águas -, uma jornalista com longo currículo profissional na área da comunicação ambiental – Maria de Lourdes da Cunha Wolff - e um espaço de disseminação de pautas, notas e reportagens pela Internet – EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais - receberão, no próximo sábado (20/11), o Prêmio Henrique Luiz Roessler por Contribuição Especial à Defesa do Meio Ambiente. A indicação dos laureados com o Prêmio Roessler foi feita de forma unânime pelos presidentes da Fepam, Claudio Dilda, da ARI, Ercy Torma e do Sindicato, José Carlos Torves, mais o coordenador do NEJ, Juarez Tosi. De acordo com o regulamento, não havia inscrição prévia.
Destaques Ambientais
O portal EcoAgência foi lançado em janeiro de 2003, durante a terceira edição do Fórum Social Mundial. Todo o trabalho é voluntário e as notícias dos jornalistas colocadas no saite www.ecoagencia.com.br podem ser reproduzidas pelos veículos de comunicação, desde que citada a fonte. Apenas a reprodução de fotografias disponibilizadas necessita de contato direto com o fotógrafo.
A técnica em Comunicação Social do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos / Prefeitura de Porto Alegre), Maria de Lourdes da Cunha Wolff, edita a Revista Ecos, de Saneamento Ambiental, há dez anos e é diretora de Comunicação Social da ABES/RS. Idealizou e promoveu, em parceria com o NEJ, o I Fórum Interamericano de Jornalismo Ambiental e o I Prêmio Interamericano de Jornalismo Ambiental.
O II Fórum Internacional das Águas foi realizado na primeira quinzena deste mês em Porto Alegre e contou com 1.758 participantes inscritos e 80 palestrantes, entre estes incluindo-se: o presidente do Comitê Internacional para o Contrato Mundial das Águas e ex-presidente de Portugal, Mário Soares; Vicente Nacher, presidente do Tribunal das Águas de Valência, Espanha; Pedro Arrojo, presidente da Fundacion Nueva Cultura del Agua, de Espanha/Portugal, e Pierre Aplincourt, delegado regional da Agence Rhone-Mediterranée, da França. Ao final do evento foi redigida e aprovada a Carta de Porto Alegre, que consagra o acesso de todos os cidadãos à água como um direito fundamental.