Vagões com óleo vegetal descarrilam em Joinville (SC)
2004-11-16
Cinco vagões de trem descarrilaram - dois tombaram - na manhã do último dia 11 em Joinville. O trem estava carregado com óleo vegetal, soja e farelo de soja, e, apesar da queda dos vagões, não houve vazamento do produto e ninguém ficou ferido. Este não é o primeiro acidente de trem no município e região. Só em Joinville, foram registrados seis este ano.
À tarde, engenheiros da empresa que detém a concessão das ferrovias do Sul do País, a América Latina Logística do Brasil SA (ALL), além do gerente de operações Alexandre Zanelatto, estiveram no local para analisar os motivos do descarrilamento, que assustou os moradores da região.
Cerca de 60 pessoas foram convocadas para trabalhar na remoção da carga dos vagões. Na equipe de trabalho, estavam representantes de órgãos ambientais e engenheiros de diversas áreas. Um projeto da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj) prevê o desvio de 17,9 quilômetros da atual estrada de ferro que passa pela zona urbana de Joinville. O projeto está orçado em R$ 50 milhões e, para sair do papel, o município ainda aguarda a liberação de recursos, que devem vir do governo federal e estadual, além de convênios. (A Notícia 12/11)