Estudantes realizam protesto contra hidrelétricas no Fórum das Águas
2004-11-12
Estudantes da Faculdade de Biologia da UFRGS foram manifestar seu descontentamento com a atual política energética brasileira durante a segunda tarde de debates do Fórum Internacional das Águas, em Porto Alegre. Simpatizantes do MAB (Movimento Anti-Barragem), eles repudiam a construção da Hidrelétrica de Barra Grande na divisa de SC e RS. — Novas hidrelétricas são desnecessárias, pois as atuais têm potência para suprir demanda energética nacional, dizia o panfleto.
Além da distribuição de panfletos na frente do Hotel Plaza São Rafael e nas salas onde aconteciam as palestras, os manifestantes permaneceram gritando frases como — Barra Grande só lamento, não ao desmatamento! - e segurando cartazes contendo dizeres como —Água para a vida, não para a morte.
Segundo a estudante Cláudia Cristina Clebsch, o objetivo da manifestação era conscientizar as pessoas sobre a ameaça ambiental que a construção da hidrelétrica representa. São 6 mil ha de araucárias, além da grande quantidade de animais que vivem lá.