USP lança livros de educação e direito ambiental
2004-11-10
Serão lançados, no próximo dia 17 na Universidade de São Paulo (USP), mais dois livros da Coleção Ambiental da Editora Manole e do Núcleo de Informações em Saúde Ambiental com a participação da Faculdade de Saúde Pública e Faculdade de Direito da USP. Os novos títulos são: Educação Ambiental e Sustentabilidade e Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental.
A Coleção Ambiental é uma parceria com a Editora Manole e é coordenada pelo Professor Arlindo Philippi Jr. Ela reúne estudos e pesquisas das mais importantes instituições de ensino e se caracteriza pelo tratamento multidisciplinar dado aos temas. Os dois primeiros livros da coleção, Curso de Gestão Ambiental e Saneamento, Saúde e Ambiente: Fundamentos para um desenvolvimento sustentável, foram lançados em agosto e tiveram grande procura, pois assim como os lançamentos, são manuais indispensáveis aos profissionais de Meio Ambiente. As obras trazem à tona os temas discutidos nas principais disciplinas necessárias para o trato das questões ambientais e contribui para a compreensão e conhecimento de problemas e possíveis soluções para a melhoria da qualidade do meio ambiente. São indispensáveis não só para os especialistas, mas para todos aqueles que se preocupam com esta questão ampla, atual e importante.
Educação Sustentabilidade
No livro a Educação Ambiental é entendida como educação política de formação para a cidadania visando uma ação transformadora da realidade socioambiental. A obra está dividida em seis partes com temas que vão de questões conceituais e fundamentação de meio ambiente às estratégias para aplicação da educação ambiental por diferentes instrumentos. Além de mostrar fundamentos metodológicos e estudos aplicados à educação ambiental.
Direito Interdisciplinar
O livro enfoca temas que englobam a conceituação e a problemática da questão ambiental, relacionada ao saneamento, epidemiologia, educação, perícia e passivo ambiental, e os fundamentos do Direito Ambiental, compreendendo as esferas administrativa, civil, penal, internacional e processual. Traz também questões relacionadas à Responsabilidade Civil Ambiental, ao Patrimônio Cultural, ao Direito Sanitário e ao Direito Econômico Ambiental. A obra apresenta problemáticas associadas à elaboração e aplicação de políticas públicas e relativas ao meio ambiente, bem como metodologia do trabalho científico na área ambiental. Também será lançada neste dia a Revista Brasileira de Ciências Ambientais, uma iniciativa do NISAM – Núcleo de Informações em Saúde Ambiental e do ICTR – Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de ser canal de divulgação de resultados de estudos e pesquisas na área ambiental.