Fundo estadual deve financiar descontaminação de áreas em SP
2004-11-10
O secretário do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo, José Goldemberg, disse nesta segunda-feira (8) que vai mandar à Assembléia Legislativa um projeto de lei para a criação de um fundo estadual de auxílio na recuperação de áreas contaminadas. Goldemberg espera que o projeto seja aprovado no primeiro semestre de 2005. O fundo serviria para iniciar rapidamente a descontaminação de áreas enquanto o Estado procura determinar judicialmente quem são os responsáveis pela contaminação. Há vários casos assim, como no espólio de empresas falidas, nos quais as áreas são chamadas órfãs.
— Nosso projeto prevê que as descontaminações e recuperações em áreas órfãs será custeada por este fundo enquanto o Estado vai judicialmente atrás dos responsáveis, disse o secretário.
Goldemberg participou da abertura do 3.º Seminário Internacional Sobre Remediação In-Situ de Áreas Contaminadas, evento anual organizado pela ONG Instituto Ekos Brasil, em parceria com a agência de cooperação alemã GTZ. O evento vai até esta terça-feira (9), no Club Transatlântico, em São Paulo. (Estadão Online, 08/11)