Contaminação da água quintuplicou no país
2004-11-09
A contaminação das águas de rios, lagos e lagoas do país quintuplicou nos últimos 10 anos, segundo o relatório O Estado Real das Águas no Brasil - 2003/2004, divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A principal fonte de contaminação do meio ambiente no país, diz o estudo, é o despejo de material tóxico proveniente das atividades agroindustriais e industriais. Os pesquisadores apontam 20 mil áreas contaminadas no Brasil, com populações expostas a riscos para a saúde.
O estudo critica o descaso dos governos de vários estados do Brasil para com os recursos hídricos e aponta as principais empresas poluidoras do Brasil. Na Região Sul, o relatório afirma que avança a degradação das águas pela contaminação das atividades agrícolas e industriais, com destaque para a suinocultura no oeste catarinense, a falta de controle ambiental do Paraná sobre as indústrias do Pólo Industrial Araucária e o descaso do Rio Grande do Sul com a contaminação do meio ambiente em Sapucaia do Sul.
Outro alerta diz respeito ao crescimento da contaminação da água do mar. O despejo de esgotos na região costeira do país representava há 10 anos a poluição de cinco quilômetros da costa e hoje os vestígios de emissão de esgotos nas águas oceânicas já atingem até 50 quilômetros da costa. (Jornal do Povo 08/11)