UFSM promove debate sobre resíduos
2004-11-05
O 2º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos nas Universidades iniciou dia 3 até esta sexta-feira, dia 5, no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A abertura acontece à noite, a partir das 20h, no Park Hotel Morotin, com o pronunciamento de Ulrich Schlottmann, da Alemanha, que abordará no evento sobre —Segurança química em um mundo vulnerável—. Franklin Rubinstein também participará da abertura. Nesta segunda edição, serão enfatizados o gerenciamento de todas as categorias de resíduos gerados e a gestão de resíduos de serviços médicos e hospitalares. A idéia dos organizadores é inaugurar um fórum de discussão e troca de informações e estratégias sobre este assunto.
Até a manhã de ontem, já haviam 224 inscrições efetivadas, sendo que, segundo a comissão organizadora, 50% são de participantes de outras universidades e instituições, como hospitais privados e públicos.
O coordenador do Simpósio, professor Ayrton Figueiredo Martins, destaca que é opinião unânime entre os especialistas que os resíduos urbanos e rurais, bem como os descartes industriais figuram entre as questões ambientais de maior atualidade e preocupação. Para ele, as universidades têm sabido apontar os erros, demonstrando o equívoco e contribuindo para a percepção dos riscos mas, em geral, não têm sabido reconhecer o problema dentro de seus muros. Palestrantes do Brasil e do exterior, particularmente da Alemanha, estarão relatando suas experiências de gerenciamento de resíduos em universidades. Especialistas e profissionais da área acadêmica, industrial e tecnológica da Comunidade Européia e da América Latina estarão compartilhando experiências e conhecimentos. (Jornal A Razão, 04/11)