Cerrado terá cultivares transgênicos especializados
2004-11-01
Produtores de soja de Mato Grosso poderão contar, a partir do ano que vem, com cultivares transgênicas adaptadas ao Cerrado. Pelo menos é o que prevê o superintendente da Fundação Mato Grosso, empresa de pesquisa com sede em Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá) e que desenvolve, em seus campos experimentais, o cruzamento genético de 10 cultivares de soja com a Roundup Ready.
As cultivares a serem colocadas no mercado aliam o trabalho desenvolvido pela Fundação MT, e que resultou em novas variedades de soja resistentes a doenças e pragas da lavoura, com a tecnologia da Monsanto, empresa norte-americana pioneira na biotecnologia e detentora do Roundup Ready, soja geneticamente modificada tolerante ao herbicida do mesmo nome.
Convênio assinado há dois anos entre as duas empresas credenciou a Fundação MT a realizar testes com o material transgênico em seus campos experimentais, em áreas com permissão da Comissão Técnica Nacional de Biotecnlogia (CTNBio). As pesquisas envolvem recursos na ordem de US$ 7 milhões. (Diário de Cuiabá, 1/11)