Área que desrespeita Meio Ambiente será reintegrada pela Polícia do DF
2004-10-29
Depois de cinco dias ocupando uma área pública grilada por Mário Zinato, as 350 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, serão despejadas hoje (29/10). A área fica entre Planaltina e Formosa, no Distrito Federal.
Devido à denúncia do Movimento, foi descoberta uma enorme quantidade de agrotóxicos contrabandeados - aproximadamente três toneladas - pelo atual arrendatário, Francisco Zanotelli. A área é vizinha ao Parque Nacional Águas Emendadas e o uso de agrotóxicos pode ter contaminado todo o manacial. Suas águas alimentam as três maiores bacias brasileiras, dos Rios São Francisco, Paraná e Tocantins. Ainda existe a suspeita de que as 40 mil sacas de sementes de soja encontradas nos galpões sejam transgênicas.
Mesmo após as vistorias do Ibama, o juiz Jansen Fialho de Almeida, do Fórum de Planaltina, não permite a permanência do MST no local.
O IBAMA e o Incra recorreram da decisão do juiz devido ao crime ambiental praticado, porém, não houve resposta e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) já tem ordem de retirar as famílias da área. De acordo com as instituições essa medida permite que o arrendatário continue contaminando o terreno e as águas.