Nestlè denunciada por práticas anti-sociais e anti-ecológicas em 69 países
2004-10-28
A Nestlé, maior companhia de gêneros alimentícios do mundo, está novamente na mira de ONGs por má conduta, incluindo marketing agressivo de alimentos para bebês, quebra de sindicatos, destruição ambiental e exploração de fornecedores. No último dia 23/10, durante uma audiência pública em Edinburgh, Escócia, a International Baby Food Action Network (IBFAN), celebrou seus 25 anos de mobilizacao apresentando resultados de seu trabalho em 69 países. O levantamento acusa a Nestlé de fomentar o uso da alimentação artificial em lugar da amamentação, violando normas do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, monitorado em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde e o UNICEF. — A Nestlé é alvo de boicote em 20 países por má conduta e falta de ética, diz o documento.
Passivo Mineiro
Durante o evento em Edinburgh, o Movimento Amigos do Circuito das Águas Mineiro (MACAM) apresentou seu empenho em vencer a ação legal contra a Nestlé pela destruição ambiental e os crimes contra a pessoa em razão de desmineralização de água mineral, superexploração e engarrafamento predatório na estância hidro-mineral de São Lourenço, em Minas Gerais. — Apesar de prometer à justica, e em audiência pública na Câmara de Deputados, que iria fechar suas operações em outubro, a Nestlé aumentou o volume de bombeamento ainda mais, o que já vem causando danos às fontes medicinais do Parque das Águas, denunciou o MACAM.
Política Nescafé
O movimento Campanha de Solidariedade à Colômbia descreveu como os sindicalistas têm sido alvos de grupos de extermínio paramilitares, depois de serem rotulados como inimigos da empresa pelos executivos da Nestlé Colômbia. Organizações como a OXFAM INTERNATIONAL fazem campanha junto com produtores de café para persuadir governos e fabricantes como a Nestlè a pagar melhor aos seus fornecedores. Durante o evento os movimentos discutiram estratégias para agir contra os desmandos da multinacional. O encontro foi conduzido em parceria com a Simpol UK (Simultaneous Policy), que vem desenvolvendo planos de ação para serem aplicados a corporações, e dá continuidade ao similar acontecido na cidade natal da Nestlé, Vevey, Suíça em junho de 2004, patrocinado pelas ONGs Declaração de Berna, ATTAC - Suíça e Greenpeace - Suíça, em que a Attac lançou o livro O Império Nestlé.