Apreendidos 32 pássaros silvestres em Canoas
2004-10-28
Trinta e dois pássaros, entre canários, serrinhas, tibirros, azulões e outras espécies silvestres foram apreendidos na tarde terça-feira por fiscais da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (Sempa). Os animais, juntamente com 28 gaiolas e alçapões, foram encontrados nas Rua Pandiá Calógeras, no Bairro Niterói, e na Celso Fidélis Jardim, no Estância Velha.
Conforme a chefe de fiscalização da Sempa, Ângela Arruda, os infratores preencheram auto de apreensão e foram notificados por estar sem o registro do Ibama, necessário para a criação das espécies. O veterinário do Minizôo, Max Martin, disse que o destino dos animais, primeiramente, será o cativeiro para observação. Os passarinhos serão tratados e suas condições de saúde monitoradas para possível retorno ao convívio silvestre. —Iremos examiná-los para que no caso de retornarem ao habitat natural não sejam transmissores de doenças—, comenta Martin.
A Sempa adverte que comercializar pássaros silvestres é proibido e a criação exige autorização do Ibama. Para orientações, a comunidade pode entrar em contato com a Sempa pelo 462.1684 ou no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. O núcleo de fauna do Ibama atende pelo telefone 3226.4871. (Diário de Canoas, 27/10)