Projeto estimula produção de plantas medicinais no Paraná
2004-10-25
O Oeste do Paraná está se transformando em um laboratório de plantas medicinais a céu aberto. O cultivo das espécies como erva capuchinha, calêndula, melissa e arruda é incentivado pelo projeto Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional. A proposta é disseminar a produção de plantas medicinais, aromáticas, condimentares, corantes e de propriedades funcionais nos municípios da Bacia do Paraná III, que abrange as cidades de Foz do Iguaçu, Guaíra, Cascavel e Mundo Novo (no Mato Grosso do Sul). Juntas, elas têm 800 mil habitantes. Kotz considera que o sistema de saúde está voltado, atualmente, para o atendimento de emergência – a exceção é o programa saúde da família. Por isso, o paciente estaria sendo tratado hoje de modo imediatista, sem a devida dedicação à prevenção das doenças. Essa situação contribui para o aumento de gastos no sistema público de saúde.
A educação ambiental também faz parte do projeto. Agentes da rede do Programa Saúde da Família (PSS), voluntários das pastorais, merendeiras, professores e funcionários públicos serão capacitados para aprender a utilizar as plantas e repassar os conhecimentos à população. A indicação de uso das plantas medicinais na prevenção e cura de doenças ficará sob responsabilidade dos médicos. Segundo pesquisa realizada pela Itaipu, atualmente 82% da população da Bacia do Paraná III utiliza plantas medicinais. No entanto, o uso é caseiro e não está de acordo com as reais necessidades das pessoas.
O horto do Refúgio Biológico da Itaipu, em Foz, é um dos canteiros do projeto. No local há 110 espécies de plantas medicinais, em uma área de dois hectares. Uma delas é a mirra, planta que teria sido oferecida pelo Reis Magos ao Menino Jesus. O horto fornece mudas para escolas, assentamentos, prefeituras. Futuramente, será construído um ervanário no local. O cultivo é feito sem o uso de agrotóxicos. Cerca de 2.140 exemplares produzidas no viveiro do refúgio já foram doadas a escolas e municípios.(Gazeta do Povo, 22/10)